Olá, amigos do iMeds. Essa semana trazemos um tema bem recorrente: os hábitos errados.
Resolvemos sair um pouco das dicas obvias de saúde e ir mais além. Esperamos que compartilhe esse Artigo com seus pacientes e amigos.
Caso queira compartilhar alguma informação adicional, fique a vontade em comentar aqui ou publicar um Artigo no iMeds: http://www.imeds.com.br/publicar
Pular refeições: Na correria do dia a dia, esse talvez seja o principal hábito recorrente da nossa sociedade. Infelizmente, muitas pessoas não notam o quanto ele pode ser prejudicial à saúde.
As 4 consequências principais seriam: desequilíbrio de nutrientes, alteração no metabolismo, ganho de peso e fome (desencadeando assim em náuseas, tontura, vertigens, ansiedade..).
Comer rápido: Mais um hábito recorrente em nossa sociedade. Assim como o anterior, comer rapidamente sem triturar os alimentos como se deve é extremamente perigoso para a saúde.
Primeiro, que ao mastigar pouco a sensação de saciedade não chega nunca.
Segundo, a digestão não é realizada como se deve já que os pedaços ingeridos acabam sendo maiores que o ideal – o que desencadeia em problemas digestivos. (Outros hábitos que também prejudicam a digestão são: ingerir liquido e falar enquanto se alimenta).
O terceiro ponto que vale ser lembrado é a perda de nutrientes. Quanto pior a mastigação menor a absorção dos nutrientes.
Lanches durante a madrugada: O horário da noite e da madrugada é o pior momento para se ingerir alimentos, principalmente os pesados. O metabolismo acaba diminuindo e ao dormir logo após se alimentar, torna a digestão bem mais lenta do que em um horário normal.
Algumas consequências desse hábito são: azia ao acordar, ganho de peso, maior ingestão de calorias desnecessárias, obesidade.
Esse hábito pode estar ligado a diversos problemas: estresse, transtorno do sono, depressão, ansiedade.. é fundamental identificar o que acarreta a continuidade desse hábito e eliminá-lo de uma vez.
Ingerir pouca água: Todos sabem que 70% do corpo humano é composto de água, portanto, a ingestão adequada é fundamental. Infelizmente muitas pessoas acabam negligenciando esse hábito ou o que é pior, substituindo por outros líquidos: refrigerante, sucos, café, chá, bebida alcoólica... Vale lembrar que bebidas alcoólicas possuem efeito diurético.
Algumas consequências imediatas desse hábito errado são: cabelos ressecados, descamação do couro cabeludo, ressecamento dos olhos e tecido das vias aéreas (que com baixa umidade acabam sofrendo lesões com maior facilidade), baixa produção de saliva, respiração dificultada (principalmente durante exercícios físicos).
E consequências mais sérias para a saúde com esse hábito em longo prazo, como: pedra nos rins, cálculo na bexiga e envelhecimento precoce.
O ideal é que se consuma uma média de 8 copos de água durante o dia, o equivalente a 1,5l distribuídos ao longo do dia.
Últimas novidades, sites e blogs Medstream no Catálogo Médico do Medstream.
Crie seu perfil para interagir com Medstream e mais 30 mil médicos.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.